Faith Newman relembra seus dias como A&R no ‘Illmatic’ do Nas (Abril de 2014)


 A história foi contada muitas vezes depois de mais de duas décadas, mas a gênese do que se tornaria Illmatic começou nas instalações da Columbia Records por volta de Setembro de 1991. Como diz a história, Faith Newman — então, uma nova A&R que tinha acabado de chegar da Def Jam — estava procurando por Nasty Nas, o MC de Queensbridge que incendiou o underground com seu verso de “Live At The Barbeque”, do Main Source. Aparecendo na demo tape de Nas na época, Newman não deixou a primeira música terminar antes de exigir que ele fosse assinado, indo tão longe a ponto de não deixar MC Serch deixar o prédio sem concordar em assinar com Nas para a Columbia. De lá o trabalho começou.

Agora, mais de 20 anos depois, Newman é capaz de olhar para as decisões tomadas com um certo tipo de perspectiva. O período de tempo enquanto Nas estava preparando sua estréia era caótico, para dizer o mínimo; Nas estava vivendo nos projetos de Queensbridge, seu melhor amigo, Ill Will, foi baleado e morto no começo de 1992, e a própria Newman, olhando para trás, diz agora: “Eu nunca estive tão rodeada por tanta arma de fogo quanto quando estava com Nas.” Mas entre as paradas e os começos, o drama e os problemas que eles enfrentaram, Newman e Nas saíram com um clássico em suas mãos, com Illmatic imediatamente aclamado como um dos maiores álbuns já criados.

XXL falou com Newman — agora vice-presidente sênior da Reservoir, uma editora musical que trabalha com 2 Chainz e Scott Storch — sobre suas memórias da época, seu relacionamento com Nas e o elaboração de um clássico. — Dan Rys



Assinando Nas

Faith Newman: Eu estava procurando por Nas desde que eu estava na Def Jam. Como todo mundo, eu ouvi Main Source [“Live At The Barbeque”] e pensei: “Eu tenho que encontrar esse garoto, eu tenho que assinar com esse garoto.” E isso coincidiu comigo saindo da Def Jam e começando na Columbia. Saí da Def Jam e tirei o mês de Agosto antes de começar na Columbia em Setembro de 91. Então, quando voltei para a Columbia, eu havia entrado em contato com Large Professor e estava perguntando sobre Nasty Nas e todas essas coisas, e ele estava me dizendo que ele não estava realmente pronto, ele ainda estava trabalhando nele ou algo assim. Então eu estava no meu escritório na Columbia — eu tinha acabado de começar, só estive lá por duas semanas — e [MC] Serch me ligou e disse: “O garoto que você está procurando, Nasty Nas, eu tenho a fita dele.” Então eu pedi para ele vir — era 7h30 da noite ou algo assim — e basicamente, como ele disse, eu não o deixaria sair sem um acordo na mesa. Eu tinha andado pelo corredor até o chefe da A&R e disse: “Eu sei que só estou aqui há duas semanas, mas se você nunca me deixar assinar alguém, eu tenho que assinar com esse garoto.”

Seu verso sobre “Live At The Barbeque”, eu nunca tinha ouvido alguém dizer as coisas que ele estava dizendo. “Quando eu tinha 12 anos, fui para o inferno por suspeitar de Jesus.” Eu estava tipo, que tipo de adolescente está escrevendo rimas assim? E foi isso. Eu não era a única, mas ouvi algo realmente especial nesse jovem que era profundo e poético e não suas rimas comuns e cotidianas.


Iniciando os trabalhos em Illmatic

Faith Newman: Não começou de imediato, foi um processo longo. No começo, eu tinha sido convidado para vir para a Columbia porque eu estava na Def Jam e a Def Jam era distribuída pela Columbia, e também a Ruffhouse, e eles queriam a própria presença deles no hip-hop dentro da Columbia. Meu medo no começo era, como eles vão promover esse cara? O que eles vão fazer? Não há infraestrutura para promover esse tipo de registro. Então meus pensamentos iniciais foram trazê-lo para Ruffhouse; se você olhar o vinil original da “Halftime”, tem Ruffhouse no rótulo. Então percebi rapidamente que não precisávamos fazer isso.

A fita demo tinha a versão original de “It Ain’t Hard To Tell”, com letras diferentes, e outra canção chamada “Just Another Day in the Projects”, onde ele soa muito com [Kool] G Rap. Eu acho que foi o feedback que eles estavam recebendo de outras pessoas que eles tinham comprado, que ele era apenas outro G Rap. Eu não ouvi isso.

Lembro-me de uma noite em particular, quando ele não veio ao estúdio — e estávamos gastando dinheiro, e estávamos recebendo todos esses cancelamentos que tínhamos que pagar — e fiquei muito chateada com essa noite, porque eu estava recebendo muita pressão da gravadora também. Tipo, o que diabos está demorando tanto, faça isso. E ele tinha deixado um bloco de notas com as letras, e eu li, e fiquei tipo, “Ah, merda. Eu vou esperar por esse garoto, seriamente.” Não me lembro o que era; pode ter sido algo que nem acabamos usando. Mas era muito profundo. Foi apenas no estúdio na cabine vocal, a sala de estar, em um banquinho. Há certas coisas que lembro muito claramente.


A postura da Columbia em relação a Nas

Faith Newman: Eu não fingiria contar a ele nada do que ele deveria estar fazendo. Eu estava vindo de um lugar da velha escola; comecei na Def Jam quando tinha 20 anos, onde era realmente sobre a música. Nós não estávamos pensando sobre o hip-hop como uma mercadoria, como o comércio, estávamos pensando sobre isso puramente a partir de uma perspectiva criativa. Então eu levei isso para a Columbia. Eu posso dizer agora que foi a melhor coisa que já fizemos, mas na época eu não estava pensando, tipo, “Oh, nós temos que ter um disco de rádio, temos que filmar este vídeo.” Não foi nada disso. Eu acho que, em última análise, ele sentiu que é por isso que o segundo álbum [It Was Written] saiu do jeito que aconteceu. Mas eu penso em retrospecto, agora, ele reconhece que [Illmatic] foi uma obra de arte. Não era para ser algo extremamente bem sucedido comercialmente.

Houve alguma frustração. Eu tive que salvá-lo de ser retirado do selo algumas vezes. Houve outras coisas que [Columbia] não gostou. Houve um incidente que aconteceu com uma arma e tudo. O presidente da gravadora me ligou e disse: “Eu não posso ter essa merda aqui, não posso ter isso.” Ele não tinha [uma arma na gravadora], mas seu irmão sim. É uma longa história; foi apenas um mal-entendido, e não era dele. Eu acabei dizendo ao presidente que você se inscreveu para isso. Eu não acho que você saiba de onde ele vem e sobre o que ele é; essas coisas podem acontecer novamente. Foi tipo, você pega tudo ou nada. É o que é. Então isso acalmou as coisas por um tempo e nos deu tempo suficiente para terminar o álbum.


Nas naquele tempo

Faith Newman: Honestamente, eu acho que ele precisava de alguém com ele? Serch estava lá. Mas ele era, para todos os efeitos, muito maduro, porque ele era bem inteligente. Ele era um pensador tão profundo. O problema era mais sua tripulação do que ele. Sempre que havia problemas, parecia segui-lo por causa dos filhos de Queensbridge, não tanto por causa dele. Em última análise, tudo funcionou da maneira que deveria, porque ele fez essa obra-prima, mas eu acho que na época... eu não acho que na hora teria importado [se alguém dissesse a ele o que fazer]. Houve momentos, se eu fui a Queensbridge para encontrá-lo ou o que quer que fosse, tinha que acontecer do jeito que tinha que acontecer. Você não pode forçar isso. Ele não estava [desistindo das sessões de estúdio] apenas por besteira, ele estava tipo, “Eu não estou sentindo isso hoje”, ou “Eu não tenho minhas rimas na minha cabeça”, ou “Eu não estou preparado”. E eu acho que muitas pessoas, inclusive eu, estavam tipo, ele é um adolescente, mas você está impressionado com ele por causa de seu talento. Então você não quer empurrá-lo em uma direção particular e você não quer empurrá-lo para ser algo que ele não é. Nós não estávamos cuidando dele para ser uma celebridade superestrela, ele era exatamente o que ele era. Nós apenas o deixamos fluir.

Ele tinha um foco singular. Ele sabia sobre Biggie, e ele se comparou a Biggie no sentido de, este é outro cara chegando. Mas Biggie tinha “Juicy”, então era uma coisa diferente. Biggie fez registros para ser comercialmente bem sucedido, e Nas não.


A morte de Ill Will

Faith Newman: [a morte de Ill Will] foi no começo de 92; ele provavelmente tinha acabado de começar [gravar o álbum]. Ele ficou sem dinheiro por alguns meses. Seu irmão [Jungle] também foi baleado, por isso demorou alguns meses. Parece mais tempo agora, mas não acho que foi. Eu acho que ele sabia, ou talvez até mesmo uma convicção mais forte, motivo para terminar o álbum. Foi através de mim e de Serch que ele disse que estava [pronto para voltar]. Eu me pergunto se nós demos a ele mais de um avanço — eu acho que isso poderia ter acontecido — e então ele estava cheio, conversando com diferentes produtores, fazendo isso acontecer. Ele sempre foi um pensador profundo, e diferente de muitas pessoas ao seu redor em alguns aspectos, mas eu acho que isso definitivamente o afetou em termos de, quer dizer, se você ouvir as letras depois disso, elas são certamente mais introspectivas e talvez com raiva. E talvez esse desejo de ser um sucesso, fazer algo de si mesmo, e ser capaz de cuidar da família de Will, ou o que quer que fosse, eu acho que ele estava mais inspirado.

Eu nunca estive tão rodeada por tanta arma de fogo quanto quando estava com Nas. [Risos] Eu tive que mergulhar debaixo de uma mesa uma vez. Era apenas a cultura em que ele vivia, especialmente depois que Will foi morto. Ele teve um show em um clube, seu primeiro show em Nova York neste clube chamado Muse, e nós enviamos um serviço de carro para buscá-lo. Havia um monte de gente, Jungle e Wiz, e quem quer que estivesse no carro. E eu pensei — até dois anos atrás, quando Jungle me contou o que aconteceu — eu pensei que Jungle tinha uma arma no bolso e ela caiu no carro, e que o motorista a entregou para a polícia. Mas o que realmente aconteceu foi que Jungle pediu ao motorista que segurasse para ele enquanto ele entrava para fazer o show... [Risos] Bem, Jungle chamou a polícia para ameaçá-los, então meio que ameaçou alguém no selo, então isso não foi legal.

Houve duas ocasiões em que tivemos uma data para o clube [com incidentes com armas]. Certa vez, quando estávamos filmando ao vivo do EPK, e alguém disparou um tiro para o alto, e todos entraram em pânico e correram, e então alguém roubou as caixas registradoras; foi apenas um pesadelo. E então, novamente em sua festa do disco de ouro, alguém disparou um tiro. Você sabe, merdam acontecem.


A disponibilização do álbum

Faith Newman: O problema não era que Nas disponibilizasse o álbum [com apenas 9 músicas], foi que tivemos que disponibilizá-lo porque estava sendo pirateado. Estava em toda parte e conheço algumas pessoas responsáveis ​​por isso. Tinha vazado, todas as músicas, o álbum inteiro, e estava tão lá fora que nós tivemos que puxar o gatilho rápido, pronto, colocar isso para fora, sem mais gravação, nada mais. Mas é tão perfeito do jeito que é; não há preenchimento lá. Nós provavelmente poderíamos ter gravado pelo menos mais três músicas; esse era o plano, ter 12 músicas no álbum. Mas nós apenas tivemos que apagar esse plano. Nós nunca percebemos isso, mas achamos que [os vazamentos] vieram de alguém no estúdio. Naquela época, era tudo sobre cassetes, e todo mundo tinha uma cassete. Bastantes pessoas tinham cassetes que eu acho que prejudicaram nossas vendas na primeira semana.

Mais uma vez, venho de uma escola diferente de pensamento. Fiquei mais impressionada com a crítica do 5 Mic [da The Source] e com a aclamação da crítica do que eu estava dizendo: “Oh meu Deus, vamos a Ouro?” Eventualmente nós fomos, e platina ou qualquer outra coisa; levou anos e anos, mas aconteceu. Eu acho que isso o feriu, emocionalmente, porque ele se sentia — especialmente com o que Biggie estava fazendo — tipo, ele não conseguia entender como fazer um álbum aclamado pela crítica, mas não tendo muito a mostrar em termos de vendas, dinheiro, royalties. Então isso foi um problema, e foi por isso que o segundo álbum... Bem, nós tivemos nossas divergências sobre isso.

[A pirataria] realmente me irrita. Isso me irrita. Realmente me irrita. Acho que teria mudado as coisas, e isso o teria feito sentir melhor se nossas vendas tivessem sido melhores, ou o que quer que fosse. O problema, é que as pessoas já tinham o álbum, então o que elas comprariam, entende?




Manancial: XXL Magazine

Sem comentários