Spike Lee fala sobre suas músicas favoritas


Spike Lee é diretor, produtor, escritor e ator, mas é uma das poucas pessoas para as quais a palavra “cineasta” realmente se aplica. Nas últimas três décadas, seu trabalho instigante, refletindo em grande parte sobre questões de raça, política, crime e a experiência negra norte-americana, fez dele uma das figuras mais célebres (e às vezes controversas) do mundo do cinema. Nascido Shelton Jackson Lee em Atlanta, a maior parte de sua infância foi passada no Brooklyn. E embora ele tenha voltado para a Geórgia para cursar o Morehouse College, está claro que seu coração está em Nova York — e alguém poderia argumentar que a cidade em si é um personagem em muitos de seus filmes.

O primeiro longa-metragem de Lee foi She’s Gotta Have It (1986), e ele já dirigiu outras dezenas, incluindo Faça a Coisa Certa, Febre da Selva, Malcolm X, A Última Noite, O Plano Perfeito e muitos outros. Ele também criou inúmeros documentários, sendo o mais notável Os Diques se Romperam, que analisou o furacão Katrina e seu impacto devastador em Nova Orleans. Sua produtora, a 40 Acres and a Mule, também entrou na publicidade, com Lee dirigindo comerciais para várias marcas. Um amante descarado do New York Knicks, sua presença animada na quadra tornou-se uma parte intrínseca de seus jogos, e essa mesma paixão muitas vezes se estende ao seu comentário cultural, pois Lee sempre teve medo de comentar sobre política e eventos atuais — particularmente em relação às questões de raça e da comunidade negra.

Inspirado por uma de suas cenas de filmes mais emblemáticas, o diretor Spike Lee escolhe os registros que importam do BDP ao New Edition e Tracy Chapman.



Michael Jackson, “Scared of the Moon” (The Ultimate Collection, 2004)


“Scared of the Moon” é uma das minhas músicas favoritas de Michael Jackson. Ele só foi lançado em um conjunto de caixas com todas as músicas, mas nunca teve um lançamento, então ninguém realmente sabe sobre isso, mas é uma ótima música. A coisa mais importante que aprendi com Michael é que sua ética de trabalho, que era... Prince, James Brown, Michael, você podia jogar uma moeda, uma moeda de três lados para ver quem tinha a melhor ética de trabalho, mas eles eram todos ótimo, e era pescoço e pescoço. Você poderia dizer que o padrinho do soul [James Brown] passou para Michael, e Michael passou o bastão para Prince.



Boogie Down Productions, “Outta Here” (Return of the Boom Bap, 1993)


Eu apenas amo a letra. Ele falou sobre o que acontece quando os reppers caem. Assento de amor de $5,000 num assento de amor, bem aqui. Eu amo a batida, e também foi DJ Premier nisso. Eu amo contadores de histórias não importa qual seja a forma, seja cineastas, poetas, romancistas, compositores, então eu amo o que [KRS-One] faz.



Public Enemy, “Fight the Power” (Fear of a Black Planet, 1990)


O hino desse filme, Faça a Coisa Certa. Eu acho que isso é auto-explicativo. A primeira demo que Chuck D me trouxe realmente não era a que eu precisava, e então eu mostrei o filme para ele, e eles voltaram com “Fight the Power”. Eu sabia que era isso. Eu disse: “Essa música tem que ser um hino.” Depois que ele viu o filme, ele sabia o que era necessário. O vídeo de “Fight the Power” foi um comício. Uma marcha. Nós começamos no parque e acabamos no quarteirão onde filmamos o filme em Bed-Stuy. “Fight the Power” é uma daquelas ótimas músicas que passarão no teste do tempo, e as pessoas terão suas próprias interpretações diferentes. Eu sei que Faça a Coisa Certa não teria sido tão bem sucedido como se nós não tivéssemos “Fight the Power” ali.



Experience Unlimited, “Da Butt” (School Doze OST, 1988)


[Esta] música foi escrita por Marcus Miller. Para o meu segundo filme, School Doze (Lute Pela Coisa Certa), eu fiz essa dança. Eu disse a Marcus: “Temos que usar EU.” Havia um clube, costumava ser um clube e eu não sei se ainda está por aí, um clube em D.C., Chocolate City, chamado de 9:30 Club. Nós fizemos uma primeira apresentação de She’s Gotta Have It, e eu nunca tinha ouvido música desse tipo antes antes, e EU era a banda que foi contratada para tocar na primeira apresentação. Eu amava a música deles, esse lance amoroso, e era hora de fazer o próximo filme. Eu sabia que queria incluir EU no filme. A música foi um grande sucesso, “Da Butt”.



John Coltrane, “Alabama” (Live at Birdland, 1963)


Nós usamos [“Alabama”] durante a sequência de montagem em Malcolm X, onde Denzel está assistindo TV, e vemos todas essas imagens horríveis do movimento dos Direitos Civis que estão acontecendo. No começo eu cresci em uma casa de jazz. Bill Lee, meu pai, é um grande baixista de jazz, então não posso te dizer especificamente aqui, mas Coltrane foi tocado em nossa casa.



James Brown, “The Boss” (Black Caesar, 1973)


Ele era o chefe porque pagou o custo para ser o chefe. Eu lembro de amar essa música. Apenas aquela letra, “I paid the cost to be the boss.” Estou pagando as contas, então você tem que dar um passo para trás. Você paga as contas, você tem uma chance.



Tracy Chapman, “Fast Car” (Tracy Chapman, 1988)


Ela era como um sopro de ar fresco. Seu som, seu olhar. Tracy Chapman não tinha tecido, sabe? Uma coisa doida, meu amigo, um cara chamado Brian Koppelman, ele estava um pouco envolvido com Tracy na gravadora, e ele me ofereceu a oportunidade de dirigir o vídeo para “Fast Car”, mas eu não consegui. Eu fiz em outra, não me lembro da música agora, mas... espero que ela ainda esteja por aí.



Louis Armstrong and Ella Fitzgerald, “Summertime” (Porgy and Bess, 1958)


Ambos juntos são fenomenais. Eu apenas gosto de como eles interpretam todas as músicas escritas por George e Ira Gershwin. Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, eles pegam algo que é ótimo e levam para outro nível, ou uma maneira diferente de interpretar as canções. Eu colocaria “Summertime” nessa categoria. Para mim, o maior exemplo disso é John Coltrane, “My Favorite Things”. Não é Julie Andrews cantando, não é a mesma coisa, mas é a mesma coisa. Sem desrespeito a Julie Andrews, esse é um dos meus musicais favoritos, The Sound of Music.



Stevie Wonder, “He’s Misstra Know-It-All” (Innervisions, 1973)


Ele é o homem com o plano, tem uma nota falsa na mão, He’s Misstra Know-It-All. Grande música. Uma das minhas músicas favoritas de Stevie Wonder. Esse som está na minha maior lista. “Too High”, “Living for the City”, que está em Febre da Selva. A cena em que Flipper Purify, interpretado por Wesley Snipes, está tentando encontrar seu irmão Gator, interpretado por Samuel L. Jackson, e o leva a Taj Mahal, que é a maior caverna na história do cinema. Por toda essa cena, temos “Living for the City”. Eu sabia que “Living for the City” estaria no filme, mas eu gostaria de acrescentar que Stevie fez todas as novas músicas para Febre da Selva. Quando eu disse às pessoas que Stevie ia fazer as músicas, as pessoas disseram: “Ah, ele nunca vai conseguir, porque Stevie tem um histórico de atraso”, mas ele não se atrasou. Nós tivemos nossas músicas na hora. Nos créditos finais, há uma música chamada “Feeding of the Love of the Land”. Meu pai escreveu um arranjo orquestral que toca embaixo disso. Além disso, tínhamos as letras rodando embaixo do quadro de baixo. Essa é uma das minhas músicas favoritas e liguei para Stevie. Eu disse: “Steve, eu preciso dessa música.” Ele disse: “OK, eu preciso ligar para George Harrison primeiro”, e George nos deixou fazer isso.



Sam Cooke, “A Change Is Gonna Come” (Ain’t That Good News, 1964)


De uma das minhas cenas favoritas em Malcolm X. A cena é uma montagem entre vários personagens, todos indo para o destino final, Audubon Ballroom, onde Malc foi assassinado. Você tem os assassinos da mesquita em Newark, Nova Jersey, a caminho de lá. Você tem a esposa de Malcolm, a falecida e grande Dr. Betty Shabazz com suas quatro filhas, e Malcolm sendo seguido pelo FBI, CIA. Nós cortamos para trás e para frente, e nós tivemos aquela cena onde ele é como flutuar, e essa é uma das melhores, na minha opinião, o uso de uma música com a cena. Eu sabia onde iria e queria usar essa música, com certeza. Sam Cooke tinha que estar lá.



Al Jarreau, “Never Explain Love” (Do the Right Thing OST, 1989)


A música que ele cantou para os últimos créditos de Do the Right Thing (Faça a Coisa Certa) [foi] escrita pelo falecido Raymond Jones. A fantástica arranjador Clare Fischer também organizou as cordas para essa música. Eu fiquei com Clare Fischer porque ele estava fazendo todas as coisas do Prince. [Al] é um cantor de jazz. Meu amigo me apresentou a Al Jarreau quando estávamos na faculdade do Morehouse College.



Harold Melvin & the Bluenotes, “Wake Up Everybody” (Wake Up Everybody, 1975)


Esta música foi escrita pelo fantástico, fantástico Kenny Gamble e Leon Huff. “Wake Up Everybody”, e wake up, essas duas palavras foram um grampo de todos os meus filmes. Eu acho que quase todos os filmes, eu tive alguém no filme dizendo essas duas palavras, “wake up”. Gamble e Huff tiveram um grande impacto em mim porque eu estava ouvindo suas músicas. Philly International, the Sound of Philadelphia. Todos esses grandes artistas. Eu tive o prazer de entrevistá-los para o documentário que eu fiz sobre Michael Jackson chamado Michael Jackson’s Journey from Motown to Off the Wall. Kenny Gamble, Leon Huff, gigantes. Gigantes, gigantes, gigantes. Eles estavam escrevendo algumas coisas poderosas, e um exemplo para mim seria: “Wake Up Everybody”.



Aretha Franklin, “The House That Jack Built” (Single, 1968)


Eu sempre gostei desse título. Uma música muito agitada, e novamente, tive a sorte de encontrar e conhecer muitas dessas pessoas nessa lista. Isso é um ótimo, ótimo, ótimo, ótimo, ótimo presente. Eu adicionaria Aretha, Re-Re, à essa lista. Para os créditos finais de Malcolm X, Aretha Franklin fez a capa da maravilhosa canção de Donny Hathaway, “Someday We All Be Free”. Arif Mardin produziu isso.



Marvin Gaye, “Inner City Blues” (Whats Going On, 1971)


De um dos cinco melhores álbuns de todos os tempos, What’s Going On. Eu amo todas essas músicas, mas a minha favorita é “Inner City Blues”. Essa coisa ainda é muito verdadeira hoje. Olhe para Detroit. Olhe para Flint. Olhe para Chicago. Olhe para Chi-Raq. Olhe para o Killadelphia. Olhe para Bodymore, Murderland. Olhe para South Central. Olhe para Brooklyn. Buckshot. Olhe para Boogie Down Bronx. Marvin definitivamente tinha a bola de cristal e, graças a Deus, o sr. Berry Gordy finalmente cedeu e deixou Marvin colocar essa obra de arte para fora. Nunca encontrei Marvin Gaye, nunca o encontrei. Queria poder ter realizado.





Manancial: Red Bull Music Academy Daily

Sem comentários