O produtor Mike Mosley recorda seu trabalho histórico com 2Pac, e também com E-40

[Artigo de 2013 publicado por HipHopDX]


Mike Mosley pode não ser um nome reconhecível instantaneamente para algumas cabeças do Hip Hop. Mas o nome do produtor da Bay Area aparece nas notas de alguns dos lançamentos mais bem sucedidos dos artistas da costa esquerda desencadeados durante o reinado da costa leste sobre a indústria na década de 1990.

Falando ao HipHopDX por telefone, o beatmaker veterano transformou o produtor de televisão que rompeu sua história com duas das exportações mais populares do hip hop do norte da Califórnia: E-40 e 2Pac. O Sr. Mosley concluiu as suas longas (qualquer fan de ’Pac deve ler) questões e respostas com DX.


HipHopDX: Eu quero saltar as perguntas e respostas oficiais, fazendo com que você forneça uma lição de história para os nossos leitores mais jovens, dizendo-lhes quem inventou o som “Mobb music” que a Bay Area atendeu à proeminência nacional nos anos 90.

Mike Mosley: Bem, basicamente, como ele começou foi um clique de nós: lá estava eu, um dos meus parceiros comerciais, Sam Bostic, e então havia o Studio Ton. Então, nós estávamos fazendo a música do The Click e E-40 e Celly Cel e todo esse movimento [Sick Wid It Records]... E 40 e Celly Cel basicamente inventaram nosso estilo de música “Mobb”. E então [que eventualmente ] transformou-se em música de Hyphy... Mas [Hyphy] era realmente música Mobb dançável... Na verdade, Hyphy era uma extensão de mim porque foi [iniciado por] Rick Rock e Rick Rock estava no meu acampamento. Ele estava em toda a coisa da música Mobb no início. Sua música era um pouco mais animada, [assim] então, isso se transformou em Hyphy. Mas, originalmente, eu e Sam Bostic começamos a tocar toda a música Mobb, o que é um som lento, 808, sub-sônico, elegante e emocionante, som melódico.

Vamos retomá-lo até o início... Há quanto tempo você estava fazendo batidas antes de se conectar com E-40?

Hum... talvez em 92 ou 93 eu fiz uma música, eu tinha produzido um cara chamado DJ Pimp... Mas, eu realmente não fazia música antes de chegar com E-40. Então [ele] era como o meu primeiro [artista], comecei realmente com... E-40, e então C-Bo.

Os anos que você menciona soam bom. Eu pensei que você fez algumas coisas naquele primeiro EP dos Click, Let’s Side, em 1990.

Sim, eu fiz. Isso foi em 90?

Sim.

Dude, eu não — Man, putz, já faz tanto tempo, nem me lembro.

[Risos]

Cara, isso foi em 90? Eu nem percebi isso! Eu tenho que suportar isso. [Risos] O que! Sim, está certo. Ok, primeiro fizemos o EP Let’s Side . Depois, houve [EP de estréia do E-40] Mr. Flamboyant [em 1991]. Depois, houve o álbum do The Click, Down And Dirty, [em 1992].

Você fez coisas no projeto Mr. Flamboyant?

Eu acho que fiz uma música chamada “Tanji” nesse pequeno EP.

Você era um produtor baseado em teclado desde o início, ou você começou a amostragem?

Eu tinha começado nesse lance de DJ na verdade. E então eu comecei a mexer, fazendo um jogo baseado no teclado... Eu tocava a line real, então eu tinha Sam Bostic e ele repetia o que eu fazia, porque ele era mais músico. Ele veio de toda a banda [com Circuitry em meados dos anos 80]. Ele tocava todos os instrumentos [em nossas produções]. Então, eu tocava uma linha, então eu tinha Sam Bostic para entrar e apimentar minha linha. E [então] eu gostaria de adicionar uma linha para ele, e ele acrescentaria uma linha para ele. Então, era uma mistura de eu saber como produzir como um Quincy Jones ou como um Dr. Dre: saber ter alguém vindo e me dar um certo som que eu preciso, que eu não poderia necessariamente desempenhá-lo sozinho durante todo o caminho. Eu iria tocá-lo até um certo ponto, e então eu iria contratar este cara para entrar [e dizer], ‘Ei, toca isso aqui.’

Você e Sam já estavam trabalhando juntos antes de conhecer 40?

Nah. Eu [já] estava com 40, porque eu e 40 gostávamos de fazer algum — nós estávamos em um lance do crime que nós estávamos fazendo. [Risos] Nós estávamos fazendo outros negócios. Então, [40] passou na minha casa um dia e ele me viu com um teclado... Ele disse, ‘Cara, você faz música?’ [Eu falei,] ‘Sim, eu sou DJ e faço música.’ Então, isso é quando começamos a fazer todo o lado do Lado .

Não quero que você seja incriminado...

Sim, estamos bem. [Risos]

[Risos] Eu não sabia que você conheceu 40 assim. Todos vocês são do mesmo bairro?

Quero dizer, nós somos da mesma vizinhança... Tipos de ruas populares na cidade [que se conheciam] um ao outro.

Eu quero trazer um pouco a curta distância  eu estava ouvindo “Ballin Out Of Control” pela primeira vez em um longo período de tempo, e não posso acreditar o quão bem esse som Mobb distinto de quase 20 anos aconteceu.

Isso é louco, certo? E eu também estava colocando esse tipo de material com MC Shan lá também. Eu também era um pouco leve no sample. Aquilo era esse fato de DJ que eu tinha em mim daquela época old school.

“Sprinkle Me”, “Dusted ‘n’ Disgusted”, “The Story”, você teve uma boa quantidade de músicas clássicas com E-40 em meados dos anos 90, então, por que você e 40 praticamente deixaram de trabalhar juntos depois do seu álbum Hall of Game?

Mike: Quer saber? Eu acho... talvez porque eu comecei a sentir que talvez eu precisasse de um pouco mais de dinheiro ou algo, mas meu pagamento [por E-40] permaneceu o mesmo. Eu simplesmente não conseguia continuar recebendo o mesmo salário quando cada álbum era disponibilizado mais e mais. E os selos desejam mantê-lo a uma taxa de salário mínimo, e eu estava conhecendo o meu valor nesse ponto. Então eu comecei a seguir meu próprio caminho e fazendo — como eu fiz o projeto [They Never Saw Me Coming] de TQ [e] explodiu. E então eu apenas me concentrei em produzir outros artistas, porque eu não tinha muito interesse nesse projeto [com E-40]. Tornou-se um negócio; não era paixão como os primeiros álbuns que você estava mencionando. [Aqueles] eram paixão, e então se transformaram em negócios nesse ponto [da popularidade do E-40]. E chegou a um ponto em que ninguém realmente respeitava... pagando [eu e Sam] assim. Então começamos a pensar, ‘Ah tanto faz. Nós não estamos viajando. Você entendeu.

Então você e 40 conseguiram manter um relacionamento?

Sim, nós temos. Nós sempre fomos de boa. Nunca caímos nem nada disso. É tudo calmo [entre nós]. É tudo amor. Ele é como meu primo. [Mas] nós simplesmente não fizemos muitos trabalhos [depois dos problemas de dinheiro] como eu disse. Eu segui meu caminho, e ele continuou fazendo seu lance, então eu meio que como — eu estava em outro lugar, eu não estava mais perto. Apenas segui em frente.

Mais uma questão relacionada com 40: Você sentiu que tinha uma parte quando as pessoas de ’Pac lançaram o mesmo sample de Bruce Hornsby para a Changes de ’Pac, que você já havia feito a nação do hip hop conhecer através da Things’ll Never Change de E-40?

Uh... Eu senti como se fosse um fraco. Eu simplesmente me senti assim depois que 2Pac morreu — eles tentaram chegar e receber seus principais produtores. Eles vieram e me pegaram. E foi aí que eu produzi a música “I’m Gettin Money”. Mas é só, tornou-se também corporativo. Ele caiu nas mãos de alguém que realmente não sabia o que ’Pac realmente desejava. Acabou de se transformar em um grupo de produtores comerciais de tipo Pop. Caiu no colo dele. E ’Pac não tinha gostado disso. Mas, esses produtores de Pop estavam conectados pelo quadril com [Interscope Records]. Então, é claro, eles vão lançar quem eles sentem que os produtores-chave são os $50,000 dólares e que eles produzam o mesmo que eu estava fazendo. Sim, eu não estava realmente sentindo realmente isso. Eu não estou realmente viajando, mas reconheci o que é. São apenas negócios corporativos e com quem eles estão conectados... [eles] vão pegar os trabalhos [remixando as faixas de 2Pac] primeiro.

Vamos retomá-lo na ponta de Pac, quando e como você o conheceu?

Conheci 2Pac em... como 93, 94 no Jack The Rapper. Foi quando eu o conheci. Ele já me conhecia por causa do meu trabalho com C-Bo [o single “Liquor Sto”], e uma de suas canções favoritas era “Bailin’ Thru My Hood”, de Celly Cel. E [mais tarde] ele estava dizendo quando ele estava no prisão [em 1995] ele estava ouvindo o disco Gas Chamber de C-Bo. Então, quando o conheci no Jack The Rapper — um dos meus amigos... ele me apresentou ’Pac porque ele trabalhava no aeroporto e ele sempre via ’Pac entrando e saindo do Aeroporto de São Francisco. E então ele conheceu ’Pac. E então ele me apresentou a 2Pac, e eu disse, ‘Mano, ’Pac, eu quero fazer algo com você. Eu sei que posso obter uma placa de platina se eu fizer algo com você.’ Ele disse, ‘Mano, Mike Mosley! Ah, eu amo ‘Bailin’ Through My Hood’. Cara, eu amo aquele som do C-Bo... Vamos descer.’ Então nós trocamos números. E, alguns meses depois, ele veio para a Bay e ele me ligou e me disse para vir ao seu encontro no hotel, levando algumas batidas. E eu peguei [a] “Heavy In The Game”, e ele escreveu para ele em seu caminho de volta para Los Angeles. Depois, ele me levou para L.A seguinte, e depois gravou “Heavy In The Game”, e depois gravamos “Can U Get Away”. Então, desde então, nós íamos descer. Quando ele foi para a prisão Rikers Island, ele me chamou e disse, ‘Mano, eu quero que você faça algumas coisas para os Outlawz. Preciso que você faça algumas faixas.’ Ele simplesmente me manteve envolvido, não importa no que. Eu me tornei um dos seus produtores favoritos.

 Entrevistei recentemente Sir Jinx e ele lembrou para mim a história dele, Kool G. Rap ​​e ’Pac andando juntos durante os tumultos de L.A em 92, enquanto ’Pac estava exibindo sua arma no teto solar do carro de Jinx. [Risos]

[Risos]

[Risos] Então, eu queria perguntar se você também tem alguma história louca com Pac que você poderia compartilhar conosco?

Quero dizer, eu tenho algumas histórias diferentes... Quando estávamos fazendo o álbum Me Against the World essa foi uma das únicas vezes onde era só eu e ele por nós mesmos. Outra vez, é como multidões e multidões de pessoas. Mas [para nossas sessões] era eu, ele, e talvez duas, três outras pessoas — nenhuma grande coisa de comitiva. Mas ele ficou furioso quando Janet Jackson queria que ele fizesse o teste da AIDS [durante o filme Poetic Justice], e ele falando com Madonna, ou estar ao redor de Madonna ou algo assim. Ele estava saindo com ela. [Risos] Eu estava tentando sair disso. Mas esse foi um dos meus momentos mais divertidos quando era só eu e ele e nós [apenas] podíamos conversar e [ele compartilhava comigo como] um pouco deprimido e desanimado era que a garota o acusara de estupro. Ele estava se sentindo injustamente acusado e ele era um pouco sombrio — eles me decepcionaram. Mas acho que a coisa mais louca era... ’Pac não era realmente tão louco. Não havia muita coisa louca quando eu estava ao seu redor.

Ele nunca chegou ao estúdio um dia [e] chutou na porta com uma AK na mão ou nada disso? [Risos]

Nah, não era assim também. Não sei o que era, acho que ele se sentia em casa ou confortável. Ele estava relaxado. Você sabe como uma pessoa age quando elas se relaxam, eles podem vir e deixar sua guarda baixa por você em torno de certas pessoas que te entendem. Eu acho que era mais assim. Ele se sentia bem com a gente. Quando os manos da Bay Area estavam ao redor dele, era uma coisa completamente diferente. Ele sabia que ele estava perto de pessoas boas que protegiam suas costas. Então, ele nunca ficou abandonado quando eu estava por perto.

Há outra história que eu acho que você pode compartilhar conosco. Você estava lá com ’Pac quando gravou “Hit ’Em Up”, correto?

 Sim, eu estava lá naquela noite... Na verdade, eu consegui algumas imagens de vídeo daquela noite. Não sei como entrei no estúdio da Death Row Records com uma câmera, porque não deixavam ninguém entrar lá com nada. Mas como eu disse, quando eram os manos da Bay Area [era] uma vibe diferente... provavelmente cheguei lá às duas ou três da manhã. Eu me perdi e acabamos chegando lá às duas ou três da manhã e ele estava apenas começando a gravar “Hit ’Em Up”. Todos estavam chapados, extasiados... estava no calor da batalha nesse ponto. Então ele estava cantando para nós, estava rindo e brincando. Nós estávamos preparados para a guerra nesse ponto. [E] eu tinha o Goodie Mob lá — meus bons amigos. E Left Eye estava lá... Foi bem divertido. [A vibe no estúdio] não era realmente como um tipo irritado. E então fizemos a minha música, a “Good Life”.

E você disse que foi você quem trouxe o Goodie Mob, você estava planejando fazer algo entre o Goodie Mob e 2Pac?

Nah, eu apenas tinha um bom relacionamento com o meu mano Bernard Parks, seu gerente na época. Então eu os conheci indo para Atlanta... E eles estavam na cidade para algum tipo de show ou algo assim e eu os conheci. E ’Pac queria conhecê-los, então eu disse, ‘Hey ’Pac, você se importa se o Goodie Mob vier? Eles querem conhecer você.’ Então ele era como, ‘Cara, faça com que eles venham.’ Então eu os chamei e falei para que eles fossem ao estúdio. Isso era tudo o que realmente era. Eu não estava realmente planejando fazer uma música [com 2Pac e Goodie Mob] — mesmo que fosse [eventualmente] traduzido para isso. Mas, como eu disse, já era tarde da noite. Já era como 3, 4 da manhã. E ele já havia gravado “Hit ’Em Up”, então nós fizemos “Good Life”, e então ele foi dormir depois [disso].

Eu quero voltar por alguns anos [antes da sessão “Hit ’Em Up”] para as sessões Me Against the World. Por que “Can U Get Away” não é eternamente mantida no mesmo aspecto no catálogo de ’Pac, como “Keep Ya Head Up” e alguns de seus outros clássicos femininos?

Eu meio que penso que é como, não é realmente uma conspiração, mas acho que é... porque, em um momento, foi uma disputa entre “Dear Mama” e “Can U Get Away”. Foi um lance entre esses dois sendo o single. “Dear Mama”, tinha mais pernas, mas “Can U Get Away” era tão bom quanto em uma categoria diferente para as mulheres. [Foi uma música para] mulheres maltratadas... Então, eu realmente não sei [por que “Can U Get Away” nunca foi lançado como single], mas, como eu disse, parece que é mostrar favoritismo [a certos produtores ] às vezes. Então, ’Pac foi à prisão após o ocorrido, então ele não conseguiu fazer [essa música ser um single]. Ele realmente não podia enlouquecer [na Interscope Records] como ele normalmente faria.

Você já viu o vídeo da entrevista que ele fez [da prisão] onde ele estava com uma camiseta marrom e ele está ouvindo a fita Me Against the World e ele está cantando “Can U Get Away”?

Nah, eu não vi isso.




Sim, você poderia dizer que era uma das suas faixas favoritas.

Certo, definitivamente. Foi isso. Ele amava todo o meu trabalho. Ele se certificou - mesmo depois que ele morreu, é meio estranho, eu estava em mais dois álbuns depois que ele morreu. Ele se certificou de que eu estava em seus álbuns. Quando estávamos fazendo All Eyez On Me, 2Pac me ligou dizendo, ‘Mano, Mike, estou em Los Angeles. Estou aqui, por que você está na Bay? Você precisa vir aqui e trabalhar comigo. Venha. O que você está fazendo? Por que você está aí?’ Então foi quando eu acabei mudando para L.A. Quando estávamos trabalhando no álbum All Eyez On Me era como 30 ou 40 de nós no estúdio. E [uma vez] Johnny J estava na drum machine e nos teclados e tal, e então ’Pac disse, ‘Johnny J, levante-se, mude o caminho, deixe meu dude Mike Mosley [trabalhar]. Ele acabou por nos abençoar com essa batida agora.’ E [então], foi quando eu peguei Rick Rock e nós fomos lá e fizemos “Tradin’ War Stories” e “Ain’t Hard 2 Find”.

Você tem algum material pacífico inédito escondido no cofre?

Tudo o que fiz com ’Pac ele usou. Há uma outra música que ele não usou, e acho que foi uma música com Marvaless e C-Bo... Não sei onde está, está perdida por aí... Mas cada música [além daquelas] que eu não consegui nem fazer nada — não poderíamos ter nada no gelo, porque cada música que fazia, ele soltava. Nós nunca trabalhamos o suficiente para que pudéssemos empilhar em tantas músicas. E eu tenho certeza que [sua mãe] as usaria de qualquer maneira. Como eu disse, apenas uma [que não foi lançada]. Mas eu enviei acapellas para remixes. Mas, esse [remix] já está provavelmente disponível: “Tearz Of A Clown” e algumas outras coisas.

Sua última produção para ’Pac é uma que você já mencionou, “I’m Gettin Money”. Você fez a versão do teclado no álbum R U Still Down? ou a versão com os hard drums e o sample [que foi originalmente feito] para o álbum da Thug Life?

Eu nem ouvi a música desse álbum... Fiz o teclado [com a] bassline do álbum [versão da música].

Uau, você fez aquilo?

Sim, [o beat começa a zumbir na versão do álbum R U Still Down?].

Isso é loucura. Essa é uma faixa de face feia, porque esse é o rosto que você faz quando você escuta isso porque essa batida é nojenta. [Risos]

Cara! Essa era uma das minhas favoritas. E você sabe como [eu] fiz isso? Isso foi direto de uma acapella... Fiz isso de uma fita de duas polegadas, e acabei criando uma faixa em torno daquela acapella de 2Pac.

Então eles pegaram a faixa — isso depois ’Pac faleceu — para remixá-la para o álbum [R U Still Down?]?

Certo.

Assim, então, eu tenho a linha de tempo certa, você não fez nada pelo álbum Thug Life, o primeiro que você fez com 'Pac foi para o álbum Me Against the World?

Sim, Me Against the World. [Mas] Eu fiz algumas coisas para o disco da Thug Life [depois que seu álbum saiu], mas eu não sei se eles usaram isso ou não. E então eu estava trabalhando com os Outlawz, mas eles eram chamados de Dramacydal na época. Eu fiz muitas pequenas coisas por eles... Eu não sei o que aconteceu com essas coisas. Eu acho que [a Death Row Records] deixou isso de lado, [e] ’Pac estava desaparecido para que ele não pudesse [estar lá para] controlar o navio...

Por curiosidade, porque eu sei que Johnny J era como seu homem principal, mas ele estava falando com você sobre talvez entrar um pouco mais nesse esquadrão — como a Makaveli Records? Como, tentando trazê-lo mais internamente.

Uh, sim. Quando eu me envolvi nesse lance de música com ele... logo antes de nos unirmos — acho que estávamos indo para a filmagem de “California Love” quando reconectamos [depois que 2Pac saiu da prisão]. Eu acho que foi quando ele estava basicamente me dizendo para mudar para Los Angeles e fosse encontrá-lo lá na Death Row. Não é como se juntar ao esquadrão ou nada assim. Ele não disse formalmente isso, mas isso é basicamente o que ele estava dizendo, [que] eu precisava mudar para L.A e apenas estar lá. Mas eu sou o tipo de pessoa que eu realmente não gosto que me imponham nada e nem que ninguém tenha que cuidar de mim assim, porque eu também sou o meu próprio hustler. [Então] eu não estava tentando ter as coisas de mão beijada assim, mesmo que eu pudesse, e às vezes eu deveria ter sido assim. [Mas] eu não sou nenhuma groupie, nenhum tipo de aproveitador.



[groupie: Uma jovem, muitas vezes menor de idade, que procura alcançar status ao ter relações sexuais com gente famosa.]



Manancial: HipHopDX

Sem comentários