Che Pope, da G.O.O.D. Music fala sobre Kanye West, Lauryn Hill, e mais



O colaborador de Lauryn Hill e Kanye West discute trilhas de sua carreira diversificada




Originalmente de Boston, o produtor e compositor Che Pope começou sua carreira na indústria da música em 1994, trabalhando com o veterano produtor Teddy Riley. Enquanto morava em Nova York, ele foi contratado para produzir para Wyclef Jean e os Fugees, e eventualmente se juntou a Lauryn Hill, tendo um papel instrumental na criação de seu célebre álbum de 1998, The Miseducation of Lauryn Hill.


Nos anos que se seguiram, Pope trabalhou como A&R na Warner Bros., compôs músicas de televisão e cinema enquanto atuava como produtor de equipe de Hans Zimmer e tornou-se um membro central da equipe do selo do Dr. Dre, Aftermath, contribuindo com álbuns do Eminem, 50 Cent, The Game, Busta Rhymes e outros. Depois de ajudar o disco Kingdom Come de 2006 de Jay-Z, Pope acabou sendo recrutado para se juntar a G.O.O.D. Music de Kanye West em 2012 como parceiro e chefe de A&R. Ele agora atua como COO, e desempenhou um papel importante em álbuns recentes do West, enquanto também trabalhava com artistas como Big Sean, A$AP Rocky, Pusha T e The Weeknd. Neste trecho de uma entrevista da rádio RBMA com Julian Brimmers, Pope percorre algumas faixas-chave de toda a sua carreira diversificada.



Lauryn Hill, “To Zion” (The Miseducation of Lauryn Hill, 1998)




“To Zion” 
é uma faixa que eu fiz no arenito da minha esposa que tínhamos no Brooklyn, que na verdade era dela e eu basicamente fiquei nela. Isso foi antes de nos casarmos. Eu estava lá o tempo todo. Eu tinha um pequeno estúdio no último andar deste lugar e fiz a faixa lá. Eu joguei para Lauryn; ela começou a chorar. Ela tinha uma idéia da música em sua cabeça – ela ainda estava grávida na época com seu primeiro filho – e ela tinha uma idéia de música em sua cabeça, mas ela não sabia como queria que a música soasse. Ela realmente não tinha visão do que a música precisava ser, mas ela só tinha uma idéia que eu precisava fazer essa música. Porque você está saindo desse sucesso dos Fugees e você é uma grande estrela na época, todo mundo fala assim, “Você não precisa ter um bebê.” [Há] muito disso acontecendo. Ela costumava falar muito sobre isso no estúdio. Então toquei a música, essa faixa que fiz e ela começou a chorar. Eu nunca vou esquecer isso.

Então o álbum se tornou mais especial, porque conseguimos fazer com que Santana tocasse e isso nos levou a fazer algo em seu disco, mas conhecer Santana... Ele é uma alma incrível, só para conhecê-lo. Fomos a sua casa em Berkeley, Califórnia, e saímos com ele. A música ficou mais e mais especial. Então, no dia em que nos casarmos... eu não sou uma grande pessoa do tipo casamento, é bem discreto, bem legal. James [Poyser] é um dos poucos amigos que eu queria ter no casamento. Ele toca para nós e tocou “To Zion”. Essa foi uma música. Ninguém disse a ele para fazer isso, ele só tocou isso. A menos que você tenha dito para ele fazer isso.

Foi apenas um círculo completo. Foi incrível, porque com todo o negócio à parte e toda a negatividade, literalmente, o momento antes que ela ganhou Grammy para o Álbum do Ano, ela tocou “Zion”. Ainda é um círculo completo. O negócio não tirou o criativo de mim, se isso faz sentido. Foi uma ótima experiência com essa música.



G.O.O.D. Music, “Mercy” (Cruel Summer, 2012)




Essa foi a primeira música que Kanye [West] e eu trabalhamos juntos. Eu conheci este produtor no Arizona chamado Lifted, jovem rapaz. Nesse ponto, eu não acho que ele tenha tido créditos, apenas produção local, várias coisas, ele também estava em uma banda. Eu o conheci, vi algum potencial nele e ficamos em contato. Então, depois de um tempo, talvez seis meses conhecendo ele, ele tocou para mim esta faixa e isso realmente ressoou comigo, então eu disse, “Eu não sei o que eu quero fazer com isso, eu não tenho nenhuma idéia, apenas deixe-me segurá-la e mantê-lo comigo.”


Quando eu e Kanye começamos a trabalhar juntos, ele tinha esse conceito de álbum, que foi Cruel Summer, que teve muitas evoluções. Em certo momento, seria quase um álbum instrumental. Seria a partitura para essa idéia de filme que ele tinha. Em seguida, assumiu uma forma para outra forma e isso e aquilo. Eu disse, “Ei, eu tenho essa faixa e tenho uma idéia para fazer algo com ela.”

Ele gostou, mas ele não gostou necessariamente em seu ponto de vista, ele gostou disso como o disco Cruel, e assim por diante. Eu acho que o disco ficou tão quente que saiu tão bom, então ele ficou tipo, “Ok, eu preciso entrar nessa música.” Era realmente necessário que ele fizesse parte disso para que fosse o que se tornou. Esse foi o primeiro disco que recebemos. Essa é uma sequência perfeita de como trabalhamos em equipe em colaboração, porque havia vários elementos que surgiram. Foi a faixa de Lifted que começou com ela, mas foi Twilite Tone que colocou o sample de reggae nela. Foram todos esses elementos que vieram juntos.



G.O.O.D. Music, “Clique” (Cruel Summer, 2012)





“Clique” é complicado. Originalmente, gravamos o refrão no Lanesborough Hotel em Londres. O que aconteceu foi, foi uma faixa que Hit-Boy fez originalmente e ele vendeu essa faixa. Quase foi deixada no chão da sala de corte, mas eu era um verdadeiro defensor do refrão desse coro, porque eu realmente senti que isso falava sobre o conceito do que estávamos trabalhando. Eu e Noah Goldstein, engenheiro-chefe do Kanye, nós apenas continuamos a mexer com a música. Nós tivemos Hit-Boy fazendo algumas versões diferentes, nós tivemos outras pessoas fazendo versões dele.

Finalmente, Hit-Boy encontrou um pedaço que Kanye gostou. Desde que ele fez a batida original nós apenas pensamos que fazia sentido para ele refazer. Kanye não estava gostando da batida que ele estava usando. Encontramos alguns tambores que Kanye gostou. Então tiramos tudo, formamos a bateria e construímos a faixa a partir daí.

Há alguns cantores de ópera incríveis que vieram cantando lá. Havia vários reppers diferentes e isso e aquilo. Então eu estava tentando pegar Jay-Z no álbum, então eu tive que ir ao encontro do Jay e eu toquei para ele as músicas e ele se resumiu a duas músicas e então o line up do álbum é basicamente o que Jay queria da line up o álbum para ser da música. Então isso se tornou “Clique”.



Pusha T, “Numbers on the Board” (My Name Is My Name, 2013)




Isso foi literalmente no final do álbum que ouvimos esta faixa que Don Cannon enviou. Na minha carreira e na minha vida tem havido vários daqueles momentos em que, se é algo que eu trouxe para a mesa ou alguém trouxe para a mesa ou algum novo artista que nunca ouvimos falar ou algum artista famoso, qualquer um, você começa aqueles momentos em que é como, “uau.” Esse foi um daqueles momentos. Eu estava no estúdio em Paris quando a ouvi pela primeira vez, a faixa veio e não houve canto ou nada sobre ela. Ouvimos a batida pela primeira vez. Nós devemos ter tocado dez vezes seguidas. Apenas aumente o volume todo. Então, uma vez que você coloca o rep, foi apenas... Isso foi tudo.



The Weeknd, “Tell Your Friends” (Beauty Behind the Madness, 2015)




Eu adoro a jornada que Abel [Tesfaye] interpretou como artista, o que significa que ele saiu de cena, underground, primeiro não mostrando seu rosto, ele era meio que misterioso. É um artista solo? É uma banda? O que é isso? Eu amo as mixtapes. Isso foi ótimo. Então ele fez Kiss Land, que não era o meu favorito do que Abel estava fazendo. Eu era um grande fã do que ele estava fazendo. Kiss Land simplesmente não me bateu assim. Quando ele estava fazendo esse álbum, é essa jornada como artista e eu acho que ele ficou mais interessado em fazer, onde antes de ser mais uma vibração em sua textura, ele começou a entrar nas músicas. Como ele começou a entrar nas músicas e composições, é quando você começa a ver os 40 melhores músicas, as dez melhores 
músicas, as músicas número 1 e coisas dessa natureza.

Eu acho que tudo começou a partir da música que estava na trilha sonora, [“Earned It (50 Shades of Grey)”]. Quando nos envolvemos com [“Tell Your Friends”]... Essa música foi originalmente um disco para Kanye. Abel escreveu essa parte para isso, então foi ótimo. Nós tínhamos essa música, mas estávamos fazendo o álbum e o álbum do Weeknd estava terminando. Ele disse, “Ei, eu adoraria ter isso para o meu álbum.” Eu era um grande campeão, porque eu sabia o que era e eu senti que ele precisava de outra textura. Estou feliz que funcionou.







Por RBMA Radio em 1º de Junho de 2016







Manancial: Red Bull Music Academy Daily

Sem comentários