A dualidade de Denzel Curry



Palavras por Monique Myintoo

Agosto de 2018



DENZEL Curry encontrou sua própria versão do infame Snake Way de Dragon Ball Z.



É um caminho longo, estreito e sinuoso, localizado logo acima do inferno das mídias sociais, e só ele conhece o destino.

“Eu sou um verdadeiro Super Saiyajin na vida real”, ele me garante, referenciando o clássico cult do anime. “Você vai ver isso quando eu começar a sair e entrar em turnês.”

Desde o lançamento de seu primeiro álbum, Nostalgic 64, de 2013, Curry vem desenvolvendo seu jogo de palavras combativo, desprovido de clichê, para lutar contra o mundo.

Com um charme caótico, sua voz é limpa, muitas vezes compartilhando momentos impactantes de sua vida no sul da Flórida e nunca comprometendo as experiências que vêm dela.
Ele tem um senso de humor franco, mas positivo sobre ele; uma característica que realmente brilha enquanto ele conversa no telefone comigo, esperando por uma passagem de som em Detroit.



“Não é a coisa normal a se fazer, estar sóbrio”, ele diz sobre o estilo de vida limpo que adotou em 2017. “Gostar de estar sóbrio é quase como se você fosse um alienígena se dissesse a alguém que você é ascético. Isso é o que é, essa é a sociedade em que vivemos.”


É essa visão sem nuvens que veio à vida em TA13OO (“Taboo”), o terceiro álbum de Curry, que foi propositadamente lançado em três partes: a luz, o cinza e o lado escuro.

“Escrever definitivamente foi difícil porque não está apenas me afetando, afeta muitas pessoas que conheço”, explica ele. “Eu queria ser capaz de compartilhar isso, como todos nós temos a mesma dor… mas se ninguém fala sobre isso, como saberíamos?”

Aos 23 anos, Curry – apaixonado, inteligente e propenso à atenção absoluta aos detalhes – entende a importância da dor e as medidas que vamos enfrentar com ela, mesmo que brutal ou caricatural.

Com este sentimento em mente, foi natural quando Curry colocou os holofotes na ZXLTRXN (“Zeltron”), uma culminação de personas que ele construiu em torno de sua arte.


“ZXLTRXN é a formulação de todas as minhas personalidades, que são Aquarius’Killa, Raven Miyagi e Denny Cascade, todas juntas em Denzel Curry. Você pode ver todos esses meus lados no projeto.”



Clout vs. Respeito


‘CLOUT COBAIN | THE CLOUT CO13A1N’ foi nosso primeiro olhar real em seu projeto, TA13OO. O que inspirou isso?

Para o videoclipe de ‘CLOUT COBAIN | CLOUT CO13A1N’, a idéia começou como uma brincadeira. Eu estava com meu empresário Mark em um festival e ele se vira para mim e diz: “Cara, todo repper do SoundCloud trata isso como um Clout Circus.” Na época, nós rimos muito. Então, quando criamos idéias para o videoclipe e Mark perguntou: “Por que não fazemos um Clout Circus?”

Em ‘CLOUT COBAIN | CLOUT CO13A1N’ tudo que fiz foi apenas segurar um espelho para o mundo para que eles pudessem ver. Não era eu me divertindo com ninguém. A razão pela qual o vídeo é assustador é porque era verdade — eu apenas segurei um espelho. Foi isso.

Como você define clout?


Clout é praticamente o status e todo mundo quer status. Todo mundo vai fazer o que for preciso para obter esse status. Clout é um assassino, é um verdadeiro assassino. Niggas matarão seu homeboy por influência, sem delongas. E é um problema, todo mundo está com fome, fazendo alguma merda estúpida por influência. Eles querem que você seja um animal, isso é estúpido demais.


Eu sinto que tudo volta à integridade também.

Sim, essa merda foi porque todo mundo vai olhar para você como uma piada e eu me recuso a me vender por pouco. As pessoas estavam dormindo [no meu trabalho], então eles só ouviram ‘Ultimate’ e eles acharam que era o fim. Agora desde que ‘CLOUT COBAIN | CLOUT CO13A1N’ saiu, todo mundo reage como, “Oh merda!” Agora eu sou o maior de todos os tempos, de repente. Isso é o que demorou… só agora as pessoas sabem o quão sério eu sou.

O respeito é importante para você?

Respeito é definitivamente a coisa mais importante. Eu só quero ser respeitado. Eu sinto que muitas pessoas me desrespeitam e as pessoas vão me desrespeitar ao longo do caminho, mas, ao mesmo tempo, eu sei que haverá pessoas que correm por mim. Você não precisa ouvir minha música, você não precisa gostar da minha arte, mas vai me respeitar como pessoa.


A luz, o cinza e o lado escuro


Eu estava em um lugar escuro antes de escrever TA13OO. Quando comecei a fazer o projeto, fiquei louco por muitas coisas e distrai-me… isso não me ajudou a evoluir. Ter certas pessoas em minha vida, estar isolado, ter essa percepção — me fez parar de fazer certas coisas e permitiu que minha vida chegasse à maior parte.

O que você quer que as pessoas abracem nos diferentes lados?

Eu só quero que todos possam abraçar a mensagem, abraçar a arte, abraçar toda a aura e atmosfera de todo o álbum. Eu só quero que as pessoas o adotem e deixem que isso se torne parte de sua própria realização. E se não, talvez demore alguns anos, mas eles entenderão, eventualmente. Eu só quero que eles entendam o que eu criei e a influência disso.



O que influenciou a escrita no TA13OO?

Só de ver meus colegas se esforçarem e tal, apenas sabendo do que sou capaz e não posso ficar de fora. Eu sempre me senti como um pária, mesmo quando eu estava chegando. Eu senti como se ninguém respeitasse ou entendesse minha visão ou entendesse o que eu poderia fazer e o que sou capaz. Agora isso está ajudando todo mundo a entender.


ZXLTRXN: O anti-herói


Eu sempre tive essa idéia de fazer o álbum ao contrário. Quando eu estava fazendo o álbum, ele foi da luz para a escuridão, mas na realidade minha vida estava indo da escuridão para a luz ao mesmo tempo. Eu estava apenas me reconstruindo e refinando o novo Denzel Curry.

TA13OO não apenas vê você refinar o novo Denzel, mas também o ZXLTRXN.

ZXLTRXN é o mais versátil — ele é a maior entidade de todos os tempos, ele é o melhor intérprete de todos os tempos. ZXLTRXN é o melhor repper de todos os tempos. ZXLTRXN é o melhor período. Ele é a pessoa mais versátil que eu já criei na minha vida. Certas coisas tinham que acontecer para eu criar ZXLTRXN… ele era a personalidade que estava lá quando Denzel não estava lidando com o seu negócio da maneira correta.

ZXLTRXN é paranóico?

Sim, claro. ZXLTRXN é paranóico. Por que ele não seria? ZXLTRXN ainda é Denzel e Denzel estava com medo de falar sobre as coisas. Eu sinto que criei ZXLTRXN porque todo mundo queria estar no primeiro nome comigo, mas nem todo mundo merecia me conhecer pelo primeiro nome. Eu sinto que Z é a ponte perfeita para todos.

Eu quero que as pessoas percebam ZXLTRXN como um anti-herói, porque eu ainda quero ajudar as pessoas. Mas ao mesmo tempo, Z não quer ser visto como um Super-Homem ou alguma merda, porque o Super-Homem é um idiota e o Batman é meio gangster, sabe? Eu quero ser visto como um anti-herói, salvando as pessoas, mas não as tradições de um herói.



Ser um anti-herói sempre foi importante para você?


Eu não sei… só consegui encontrar o equilíbrio entre o bem e o mal. Eu tinha 22 anos quando passei por esse estágio de dualidade, e quando cheguei aos 23, sabia quem eu queria ser. Nessa dualidade, eu poderia fazer o bem e eu poderia fazer o mal, mas eu poderia fazer mal a pessoas más e ser bom, sabe?


A melhor vingança


O sucesso é a melhor vingança — você não está matando ninguém. O sucesso sempre será a melhor vingança, porque as pessoas que estavam falando merda de você quando você não era ninguém, conseguindo ser bem-sucedido é como você as recupera. Você continua a subir depois disso.

Como a lei da atração.

Exatamente. O que quer que eu jogue no universo, é exatamente o que eu vou atrair. Se eu jogar algo negativo, vou ter uma merda negativa de volta, mas se eu der algo positivo e disser que vou fazer isso e fazer aquilo, e trabalhar em manifestar tudo que eu quero fazer e querer ser, acontecerá. Eu acredito na lei da atração, a toda velocidade.

Como você se mantém focado nisso?

Eu me envolvo com menos distrações, sabe? Eu tento não me distrair e tentar o meu melhor para manter o foco na tarefa em mãos. Dor é poder. Utilizo essa dor. É por isso que eu abraço esse meu lado. Você não tem dor, você não tem poder. É assim que eu vejo.

E que conselho você daria àqueles que sentiam dor?

Eu só quero que eles a adotem e sempre sejam vocês mesmos. Sempre seja você. Seja sempre fiel a você mesmo e você conseguirá. Apenas trabalhe todos os dias. Tente o seu melhor para evoluir.





Manancial: LNWY

Sem comentários