Algumas verdades não contadas sobre Chester Bennington, ex-vocalista do Linkin Park


Chester Bennington ganhou fama em 2000 quando o álbum de estréia do Linkin Park, Hybrid Theory, entrou em cena, dominando as paradas com sucessos como “One Step Closer” e “Crawling”. Apesar de Bennington ser sincero sobre sua conexão pessoal com a angústia em sua música, a morte do vocalista, em Julho de 2017, aos 41 anos, sugere que seus demônios eram mais profundos do que os fãs perceberam. Vamos dar uma olhada mais de perto nas verdades incontáveis que atormentaram esse músico altamente respeitado.


Ele foi molestado quando criança

Em uma entrevista de 2008 com a Kerrang!, Bennington revelou que ele foi molestado por um amigo mais velho aos sete anos de idade. “Eu estava sendo espancado e sendo forçado a fazer coisas que não queria fazer. Isso destruiu minha autoconfiança”, disse ele à revista. “Como a maioria das pessoas, eu estava com muito medo de dizer qualquer coisa. Eu não queria que as pessoas pensassem que eu era gay ou que estava mentindo. Foi uma experiência horrível.”

Foi um momento decisivo na vida de Bennington que ele só revelou depois que os críticos lançaram dúvidas sobre a autenticidade da dor em suas letras, de acordo com o The Guardian. Apesar de sucumbir ao abuso de substâncias para lidar com o trauma da infância, Bennington optou por não buscar retribuição contra seu agressor. Depois de descobrir que seu agressor havia sido vítima de abuso, Bennington disse: “Eu não preciso me vingar.”


Ele lutou contra o vício em drogas em uma idade jovem

Os pais de Bennigton se divorciaram quando ele tinha 11 anos. “Foi uma época horrível”, disse ele à Kerrang! “Eu odiava todo mundo na minha família: eu me sentia abandonado pela minha mãe, meu pai não era muito estável emocionalmente, e não havia ninguém a quem eu pudesse recorrer — pelo menos é assim que minha mente jovem se sentia. A única coisa que eu queria era era matar todo mundo e fugir.”

Bennington encontrou algum consolo através de desenho e poesia, mas o maior impulso para sua confiança veio quando ele começou sua primeira banda, Gray Daze. Essa saída criativa se mostrou perigosa. “O problema era que eu também encontrei uma boa maneira de escapar do abuso do meu passado”, disse ele à revista Rock. “Ficar chapado, beber muito e fazer sexo com muitas garotas maravilhosas é uma boa fuga.”

O uso de drogas de Bennington rapidamente se elevou ao ponto de abusar de metanfetamina, ópio e LSD antes mesmo de atingir a idade de 17 anos. Em uma entrevista em 2011 ao The Guardian, ele disse: “Eu lembro que essas coisas aconteceram comigo naquele momento e até mesmo pensar nisso agora me faz querer chorar.”


Ele morou em seu carro

Antes do Linkin Park encontrar o sucesso, a banda — conhecida então como Xero — foi rejeitada por todas as grandes gravadoras. A Warner Bros. recusou o grupo mais de três vezes antes de finalmente assiná-los em 1999. Na época, Bennington estava essencialmente desabrigado e vivendo em seu carro. “Não passava dos trinta e cinco quilômetros por hora”, disse ele à Rolling Stone. “Duas luzes foram queimadas. Eu não tinha dinheiro para substituí-las.”

Apesar de ser uma adição tardia à banda unida, a dedicação de Bennington motivou o grupo. “Cada um de nós fez nossos próprios sacrifícios, mas o de Chester foi único”, disse o guitarrista Brad Delson. “Porque ele tinha muito a arriscar, ele estava extremamente motivado. Ele realmente nos dizia: ‘Pessoal, eu não acho que estamos trabalhando duro o suficiente.’”

Os esforços da banda acabaram por compensar. A estreia do Linkin Park, Hybrid Park, se tornou o álbum mais vendido de 2001, mas fazer esse álbum não foi tarefa fácil, e a lealdade de Bennington foi testada desde o início.


A Warner Bros queria que ele demitisse Mike Shinoda

Enquanto o Linkin Park se apressava a gravar o Hybrid Theory, Bennington e o co-fundador Mike Shinoda trabalharam juntos nas letras, que puxaram pesadamente da infância abusiva de Bennington, mas a Warner Bros. supostamente começou a solicitar algumas mudanças que não combinavam com Bennington. Ou seja, fazendo de Bennington a “estrela” e relegando Shinoda para um tecladista ou apenas demitindo-o.

“Eu disse: ‘Foda-se vocês. Vocês estão falando sério? Eu acabei de entrar na banda, e você está me dizendo para começar um golpe contra o cara que escreve toda a música? É a banda dele. Se ele pudesse cantar eu não teria um emprego, seus idiotas, o que há de errado com vocês?’” Bennington disse à Kerrang! “Depois disso, eles disseram ao Mike para tentar e cantar como Fred Durst.

Nesse ponto, a banda cortou toda a comunicação com a Warner Bros. Em última análise, Hybrid Theory se tornou um sucesso estrondoso, mas com a fama surgiram novos desafios.


Ele lutou com o sucesso inicial do Linkin Park

Apesar de ter se aberto ao companheiro de banda Shinoda durante o processo de composição, Bennington ainda se sentia isolado do resto do Linkin Park e logo se tornou um viciado. Ele atribuiu alguns de seus problemas ao seu primeiro casamento.

“Infelizmente, minha ex-esposa [Samantha, com quem ele se casou quando era tão pobre, não podia pagar uma aliança de casamento] e eu era muito tóxico um para o outro, jovem demais para casar”, disse ele ao The Guardian. “Nós éramos personalidades voláteis e, apesar de nos ajudarmos uns aos outros, não éramos bons um para o outro, e isso trouxe outros sentimentos.”


Cantar costumava fazê-lo vomitar em shows

Enquanto estava em turnê do segundo álbum do Linkin Park, Meteora, em 2003, Bennington sofria de hérnia de hiato, uma condição que “ocorre quando parte do estômago desliza acima do diafragma, permitindo que o ácido gástrico flua livremente para o esôfago”, de acordo com a MTV News. Enquanto isso soa horrível o suficiente por si só, a hérnia hiatal pode ser um pesadelo ainda maior para um cantor como Bennington.

“Estava meio enjoado o tempo todo”, disse ele à MTV. “Basicamente vomitava até a cirurgia terminar. Toda noite, quando cantava, meio que irritava a hérnia. Eu vomitava quando estava cantando.”

Os problemas digestivos do cantor ficaram tão ruins que ele teve que cancelar os shows porque o ácido do estômago queimou tanto a sua garganta que ele teve uma infecção. Felizmente, Bennington superou seus problemas médicos e continuou a ser um líder prolífico nos próximos anos.


Ele falou contra a violência armada

Após o terrível tiroteio em Tucson, Arizona, que deixou seis mortos e a senadora Gabby Giffords em estado crítico em 2011, Bennington rompeu com um evento de promoção para responder a uma entrevista sobre o trágico acontecimento.

“Pessoalmente, sinto que a violência, a guerra e o assassinato são primitivos, e acho que evoluímos como uma espécie além disso. Infelizmente, algumas pessoas ainda acham que isso é um meio para resolver as coisas”, disse ele ao Broward Palm Beach New Times. “A paz, o amor e a comunicação são a maneira como todos nós resolvemos nossos problemas. Existe uma maneira não-violenta de se expressar e mostrar seu ponto de vista — independentemente do que você está dizendo ou qual é o seu objetivo.

“Em uma sociedade livre, as pessoas têm o direito de acreditar no que quiserem. Isso é assunto deles e eles podem falar o que pensam”, disse Bennington. “Mas ninguém, mesmo em uma sociedade livre, tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. Isso é algo que realmente precisamos ir além.”


Ele recebeu o Prêmio Stevie Ray Vaughan por seu trabalho de caridade

Enquanto o Linkin Park é conhecido principalmente por suas músicas de hard rock, carregadas pelos vocais de Bennington e Shinoda, a banda é grande no apoio a causas de caridade. Em 2013, Bennington recebeu o Prêmio Stevie Ray Vaughan por seu trabalho ajudando os viciados em recuperação através do MusiCares MAP Fund.

“MusiCares MAP Fund é um programa incrível que cuida de si mesmo e, na verdade, salva vidas.” ele disse a Loudwire: “Tem sido muito gratificante apoiá-los e ver em primeira mão o que eles realizaram para tantos artistas.”

Dado o passado conturbado de Bennington com o vício, foi impressionante ver o cantor do Linkin Park se dedicar a ajudar os outros a combater o abuso de substâncias.




Manancial: Nicki Swift

1 comentário:

  1. Não sabia da história dele e me identifiquei muito ... abusos na infância , abuso de drogas e vida louca total . confesso que o primeiro cd eu curtia bem , depois nao curti tanto . esteja em paz

    ResponderEliminar