Entrevista com Skepta: ‘Eu não sou um repper, sou um ativista’ (6 de Maio de 2016)


Em uma entrevista muito rara para a Time Out da Inglaterra, o herói da cena Grime fala sobre a independência, Drake, e como ele vai morrer feliz sabendo que Londres tem uma voz.

Eles demoraram oito meses para conseguir essa entrevista com ele. Naquele tempo, era mais fácil convencer Leonardo DiCaprio a voar para o Reino Unido, ir para o café da manhã com James Bond e fazer os Rolling Stones relembrar sobre um amigo que gostava de usar calcinha na cabeça (nos anos 60).

Continuaram tentando por uma razão: Skepta se tornou um dos músicos mais emocionantes do planeta. Graças a ele, até as mega estrelas americanas estão desesperadas para ouvir o Grime. Com seu novo álbum Konnichiwa, tentaram uma última vez conversar com esse MC ferozmente independente.

Nascido Joseph Junior Adenuga, quando ele tinha três anos, sua família mudou-se da Old Street para o Meridian Estate de Tottenham depois que ele queimou a casa com um ursinho de pelúcia. Criado por pais nigerianos estritos, que inculcaram “ensinamentos morais da velha escola na minha mente, como se tivesse um avô nigeriano de 90 anos dentro de mim”, ele se tornou um DJ de rádio pirata, inspirado no hábito do pai de fazer festas de casa (“Eu acordei às 8:00 da manhã e havia uma ou duas tias e tios ainda dançando”). Depois de um breve período como produtor de Grime, ele se tornou um MC e criou seu próprio negócio de roupa com selo/equipe/surpreendentemente bem sucedido, Boy Better Know, com seu irmão e MC, Jme (seu nome real é Jamie). Por uma década, ele foi um dos nomes mais respeitados na cena do Grime de Londres.

Mas nos últimos anos, o MC de Tottenham conseguiu absorver o Grime e transformá-lo em um fenômeno que é respeitado em todo o mundo. Drake é um fã que até tatuou o selo de Skepta, Boy Better Know. Quando Kanye West apareceu no Brits em 2015, ele viu que o Grime estava tão em alta que levou 40 MCs ao palco. E este é um homem que não tem selo e nenhuma afiliação corporativa: ele fez tudo sozinho.

“Cara, foi muito fácil trabalhar com Pharrell”, ele disse rindo. “Era um ambiente sem ego.” Essa colaboração aconteceu depois que Pharrell pediu que ele aparecesse em seu programa de rádio Beats1. Skepta perguntou — sem esperar nada — sobre a possibilidade de talvez um dia entrar no estúdio juntos. Mas como se não bastasse. “Ele apenas exclamou: ‘Estúdio! Cara! Vamos!’”

Ao ouvir o álbum, Skepta fala sobre o outro norte-americano em sua vida: Drake. Eles se conheceram quando o repper canadense fez uma festa em uma mansão em Miami onde Skepta estava hospedado. Drake exigiu sua participação, levando uma amiga a acordar Skepta, que foi muito para o seu descontentamento: “Eu estava tipo, ‘Por que diabos você abriu minha porta e me disse para acordar?’”, ele disse. “Ela apenas disse: “‘Acha que eu iria te acordar à toa? Eu sei que você está com raiva!’” Agora eles são tão chegados que Drake usou algumas das letras de Skepta para uma aparição na faixa de Lil Wayne “Used To”. E, em um anúncio que quase derreteu a internet em Fevereiro de 2015, Drake disse que “assinou” com a Boy Better Know. O que, apesar das óbvias dificuldades contratuais possíveis, apresenta Drake já sendo assinado na Young Money Entertainment de Lil Wayne, as afirmações de Skepta são realmente verdadeiras. “Estamos juntando um selo BBK oficialmente mundial”, ele revela, “mas não sabemos como isso vai funcionar ainda. Ele será separado dos seus contratos existentes. Confie em mim, não vou processar Lil Wayne.”

Dezesseis anos atrás, tudo isso parecia impossível. Antes do Grime interromper as estações de rádio piratas de Londres no início do século, você poderia ligar a TV no canal de música urbana Channel U e ouvir os londrinos baterem em acentos americanos. Então Dizzee Rascal ganhou o Mercury Prize e as ofertas de álbuns começaram a ser entregues aos MCs. De repente, havia uma voz musical distinta de Londres, explicando o que era crescer nessa expansão urbana suja.

Skepta ao vivo no Bestival 2015 © Ollie Millington/Redferns.


“1Xtra tirou o poder da gente”, diz Skepta. “Nossos shows piratas costumavam influenciar os registros de Grime que os fãs comprariam. Mas de repente estava nas mãos [da BBC] e eles agiram tipo: ‘Bang! Nós temos você agora! Faça o pop ou não tocaremos sua música!’” No momento de seu segundo álbum, ele disse, ele estava acordando, pensando: “Isso é uma besteira, cara. Eu não estou gostando disso.” Então morreu um amigo próximo, ele disponibilizou um vídeo no YouTube chamado “Underdog Psychosis”: ele apenas falando diante de uma câmera por 25 minutos, dizendo contra a mídia que faz pessoas como ele “sentirem que não valem nada”, antes de dizer repetidamente a seus seguidores: “Você pode ser alguém.” Ele terminou anunciando que, a partir de agora, ele só criaria “música com significado”.

“Depois disso, eu me afastei da indústria da música”, diz Skepta. “Eu só pensei sobre o que eu queria dizer.” Konnichiwa são 12 músicas ferozes. A faixa “Shutdown”, que diz para as pessoas “não ouvirem nenhum político” (“O governo é uma gangue e eles estão nos intimidando”, diz Skepta). Depois veio o single “Man”, no qual ele felizmente anuncia que o caminho de “Londres está distante dos dias em que os brancos se misturarão com os negros” (“Estamos todos juntos nos delírios agora, não é como quando não podíamos ir a Enfield por causa de skinheads racistas”). E há uma aparição de “That’s Not Me”, faixa de Skepta — um homem que apareceu no número 36 na lista Best Dressed 2015 da revista GQ — onde ele anuncia que destruiu tudo que tinha da Gucci em troca de roupas esportivas (uma decisão que ele viu saltar 29 lugares para o número 7 na lista da GQ Best Dressed daquele ano).

“Eu percebi que há arte em tudo o que fazemos em Londres”, ele diz. Mas é mais do que apenas estilo de rua: Grime tem uma identidade musical em Londres. “Você tem que entender”, ele diz, “é tudo o que eu sempre quis: Londres ter uma voz musical credível. Eu vou, sinceramente, honestamente morrer feliz sabendo que eu vi isso acontecer.”


Mais citações de Skepta

Suas entrevistas são raras, não podemos deixar que esses detalhes adicionais do conhecimento de Skepta escapem da enfatização...


Ao usar sua casa como estúdio:

Isso foi louco. Minha cama costumava estar lá e agora nós temos todas as lendas dentro. Drake. Dizzee Rascal.


Em outros MCs:

Todos os outros reppers à minha volta não estão dizendo nada que valha a pena. Eles estão perdidos no rep: tudo o que eles fazem é dizer que são grandes MCs e são melhores do que você. Eu não quero parecer com todos esses outros pequenos artistas de punk, vestidos, falsos e fabricados. Eu não sou um repper. Eu sou um ativista.


Sobre o Brits não ter apresentado artistas de Grime:

O Brits não existe para mim. Se eles agirem corretamente, então pensarei neles. Mas, ainda assim, o Ivor Novello Awards nomeou “Shutdown”.


Sobre o chamado retorno do Grime:

As pessoas que pensam que o Grime está de volta são ovelhas que seguem a mídia. As pessoas que não são ovelhas sabem que o Grime nunca foi embora. Mesmo quando eu estava fazendo músicas mais populares, eu ainda pegava as mesmas letras e cuspia em uma batida de Grime para os fãs reais.


Sobre crescer em uma família nigeriana em Londres:

À medida que um nigeriano vai crescendo em Londres, sair de casa era como estar visitando outro planeta. Eu via as pessoas dizer a suas mães “cale a boca” ou “vai tomar no cu”. Se eu dissesse “não” a minha mãe — apenas “não” —, eu estava ferrado!


Sobre a irrelevância da Radio One:

Quando eu era criança, eu era um grande fã de música, mas a música que eu estava ouvindo nunca veio da Radio One. Sinceramente, pensei que eles simplesmente reproduzissem repetições de programas de TV no rádio. A BBC? Isso é como o canal de música dos Queens, irmão!


Ao trabalhar com Diddy em 2011:

Eu e Diddy estávamos em uma festa na piscina. Eu tentei empurrar uma garota para dentro da água e esse cara aparece: “Não toque na minha garota!” Eu acabei pulando para fora da piscina para lutar contra ele. Diddy disse: “Skepta, cara, apenas relaxe!” Mas eu disse: “Nah! Quem esse cara pensa que é?” Ele provavelmente estava pensando: “Eu vi essa merda louca antes [com Biggie]. As pessoas morrem a partir dessa merda.” Ele não me encostou. Mudei muito desde então.


Ao quase assinar com um selo:

Eles disseram tipo, “Nós entendemos que você fez isso sozinho, Skepta. Você pode ter um acordo como ninguém mais conseguiu! Você pode ter isso, Skepta! Você pode ter isso, Skepta!” E eu quase assinei. Mas eu só queria saber, se tudo mais falhasse musicalmente, eu poderia fazer um CD e levá-lo em todo o mundo sozinho. Como você realmente tem que fazer esse lance de gravadora? E então descobri que era tudo uma miragem. Eles simplesmente não tinham nada para mim.




Manancial: Time Out

Sem comentários