Entrevista para o 20º Aniversário da XXL Magazine: Wiz Khalifa

Foto por Travis Shinn



Uma das mais recentes superestrelas do hip-hop, Wiz Khalifa é também uma parte das histórias favoritas da XXL. O MC de Pittsburgh apareceu na revista em 2010 como Freshman e eles sabiam que ele tinha algo especial. Em um avanço de sete anos, Wiz é hoje um dos reppers mais procurados do hip-hop, com três álbuns solo, 12 singles platinados ou multi-platinados e mais. XXL apresentou Wiz em duas capas: na Freshman de 2010 e em Outubro/Novembro de 2012 com sua então esposa, Amber Rose. Quando convidado a participar desse 20º aniversário, ele foi o primeiro a concordar mesmo sem nenhuma pergunta feita.
Entrevista: Vanessa Satten


XXL: Crescendo, o que a XXL significa para você como um jovem fã do hip-hop e como artista?

Wiz Khalifa: Crescendo, para mim, a XXL era realmente importante para descobrirmos o que era foda. Claro, todos os artistas que já saíram na capa são bons, mas era realmente informativo o por que que deveríamos estar lá. As entrevistas [na revista] eram boas. Era apenas um bom manancial de entretenimento e também educação sobre o rep, para mim.

O que você acha do papel da XXL hoje no hip-hop enquanto você olha para ele?

Penso que a XXL ainda mantém as pessoas informadas sobre a cultura e sobre o hip-hop. Como eu disse, sempre quis saber o que estava acontecendo com os artistas ou nos bastidores. E a XXL é ótima em informar os fãs e os artistas sobre o que está acontecendo.

Qual música mais influenciou nos últimos 20 anos?

Eu diria que dei mais ênfase às músicas da East Coast, valorizei mais o lirismo como ouvinte quando mais jovem. Eu era ligado em Wu-Tang ClanNotorious B.I.G.Mobb DeepNas. Muitos caras realmente líricos. Eu também curtia Talib Kweli e Mos Def. Foi o que realmente me inspirou mais. Se eu voltasse a ouvir música como quando eu era criança [desde] o tempo em que eu era criança, eu pensaria, Ei, é isso que me inspira. Foi o que eu mais enfatizei. E então, quando eu me emergi de fato, com 15, 16 anos, chapava muito em Dipset e tal. Eu era uma mosca falando onde eu queria estar quando adulto, especialmente sabendo que me conheço, liricamente. Eu já tinha esse conteúdo, então eu só queria brotar no mainstream e ser capaz de atrair todos. Na época, Dipset era meu grupo favorito, e Camron, meu repper favorito.

Com que frequência você ouve músicas desse período?

Escuto música dessa época o tempo todo. Eu realmente escuto mais música antiga do que faço música nova. Eu ouvia muito o primeiro álbum do DMX, porque é foda e me lembro de ter comprado o disco físico. Parece sinistro ter essas memórias agora e tal, mas isso faz parte da minha experiência musical, então eu sempre vou me lembrar disso.

Você mencionou ser um fã do lirismo. Muitas pessoas dizem que não é o momento mais lírico do hip-hop agora, e que o lirismo não é tão popular quanto costumava ser, apesar de termos grandes nomes como Kendrick Lamar e J. Cole. Você concorda?

Eu concordo sobre o lirismo, porque na verdade não é tão importante nos dias atuais. E não é certo ou errado. Eu simplesmente não penso muito nisso, e isso é apenas da minha experiência pessoal. Não acho que muitos desses artistas tiveram a chance de passar por essa etapa de ouvir e consumir música de verdade. É divertido demais agora e é muito legal se divertir e coisas do tipo, mas sinto que todo mundo vai chegar nessa fase em que eles vão querer saber com o que Illmatic [do Nas] parecia. Você vai querer saber por que Aquimini [do OutKast] é um álbum tão foda. Quando você ouvir esses álbuns, você vai ser afetado por isso e isso vai mudar sua música. Mas, eles ainda não foram atraídos por isso e não há ninguém os incentivando para isso. Então, por enquanto, temos só o que temos. Para artistas como eu, Cole, Kendrick, Curren$y, Big Sean, temos sucesso no mainstream e somos aceitos em todos os lugares, mas sempre temos essa sugestão de lirismo subjacente por causa do que viemos [e] o que ouvimos. Todos nós ouvimos Common, Mos Def, Talib, Prodigy, Mobb Deep, Nas. Todos nós ouvimos todos os álbuns clássicos. Nós conseguimos consumir isso e fazer nossa parte. Não é necessariamente obrigação nossa dizer: “Eu quero fazer o álbum mais lírico do mundo”. É como se eu quisesse ser o impacto que os artistas tinham no jogo. Então, sim, vou dar a geração mais nova muito tempo para crescer e desenvolver e descobrir exatamente onde a música os leva.

Você acha que está aproveitando todas as oportunidades que estão chegando ao seu caminho com todo esse sucesso?

Eu acho que a maioria disso que estou usufruindo é oportunidade. Neste jogo, é como pessoas, eles fodem com você e então serão feitos com você com muita facilidade. Então, você tem que fazer com que as pessoas desejam cogitar você sempre. E se eles não estão com você por aqui, você vai fazer com que eles desejam estar com você lá. Eu fui apenas um entusiasta, eu sempre quis agarrar essas oportunidades. Então, se elas não estão chegando, eu estou fazendo-as e dando motivos para que as pessoas me ofereçam.

Então, qual é a sua responsabilidade para o hip-hop e seus fãs?

Sinto que a minha principal responsabilidade é apenas melhorar e medrar. Eu estou no jogo há pouco tempo, então, para continuar fazendo as mesmas coisas uma e outra vez, seria incrível e corajoso. Eu só quero melhorar e tentar não viver de acordo com os estereótipos de cada repper. Eu tenho meu palco criativo, eu tenho pessoas sempre me considerando uma estrela do rock, então eu não tenho que ser uma estrela do rock sobre tudo na vida. Podendo apenas equilibrar, relaxar e fazer coisas em um nível díspar e ser bom em outras coisas além do que faço no estúdio, que tem sido um foco real para mim.

Qual é o seu maior desafio?

Bem, o meu maior desafio é ser o tempo, para ser honesto.



Manancial: XXL Magazine

Sem comentários