Entrevista para o 20º Aniversário da XXL Magazine: Diddy

Foto por Travis Shinn

Mesmo que ele seja uma superestrela da boa fé, Diddy só apareceu na capa da XXL Magazine uma vez (Junho de 2010). A XXL já colaborou com ele em seu selo Bad Boy Records e documentaram sua ascensão como uma lenda. A maior parte da energia foi para a documentação da vida e dos tempos de seu artista, Biggie, mas com isso surgiu a ascensão de Diddy como um magnata e modelo. Através de tudo isso, eles o instigaram, então seria bom se ele fizesse o mesmo para o 20º aniversário da XXL.
Entrevista: Vanessa Satten


XXL: Você acha que a XXL tem sido importante para o hip-hop nos últimos 20 anos? E se assim for, como você relata isso?

Diddy: XXL entrou na cena logo depois que Biggie faleceu. Eles vieram realmente aproveitar a crescente plataforma do hip-hop e dar uma voz. Nós tivemos [The] Source, mas o hip-hop estava começando a ficar tão grande que precisávamos de outro destino. XXL entrou e realmente enalteceu a vantagem da ascensão do hip-hop. Lembro que fui capa uma vez e uma revisão também, mas não foi fácil. Era um pouco mais difícil do que estávamos acostumados.

XXL entrou com uma mentalidade sem medo e tem sido consistente nisso nos últimos 20 anos. Especialmente sendo uma plataforma para novos artistas. A capa da XXL é algo que faz parte da cultura do hip-hop. Então, é realmente um momento que merece celebração. 20 anos de XXL sendo a força nº1 da música agora.

Com o hip-hop e o R&B sendo os gêneros mais populares da música agora, quanto você acha que desempenhou seu papel nisso?

Acho que fiz minha parte e continuo fazendo. É um trabalho de equipe. Eu acho que nós poderíamos realmente aproveitar esse tempo e agradar o nosso passado para ver nossa evolução a partir da qual começamos e estamos agora. Criando nosso próprio império, nossos próprios negócios, nosso próprio sistema econômico do hip-hop. É uma coisa linda e hoje está tudo muito lindo. Até mesmo para dizer que a XXL está comemorando 20 anos no hip-hop e no ano em que o hip-hop é o gênero musical nº1 em todo o mundo, é um ano muito bom. Nós temos o poder, agora depende de nós para decidirmos o que faremos com isso.


Diddy na XXL de Junho de 2010.

O que você acha do mainstream do hip-hop e todos que desejam ser? Como afetou o hip-hop e é uma ferramenta positiva ou negativa?

Uma das coisas que posso dizer, um papel que eu orgulho em exercer é levar o hip-hop ao nível da Forbes/Wall Street. Deixar as pessoas saberem que é uma cultura e é uma forma de arte, mas, concomitantemente, é um negócio que nós como jovens afro-americanos e minorias... é uma plataforma que podemos usar para o poder financeiro e também social. Mas também, apenas algumas músicas fabulosas. Vendendo em arenas, botando para foder nos shows. Ganhando dinheiro, comemorando a vida e cuidando da nossa família. Eu realmente me sinto orgulhoso do papel que sinto que era capaz de desempenhar para levar o negócio à cultura. E agora você vê marcas, que antes costumavam se afastar de nós. Todos costumavam se afastar do hip-hop. Agora eles estão salivando para tê-lo associado com suas marcas. Lembro quando Timberland disse que não queria artistas hip-hop nem artistas negros — até mesmo Louis Vuitton. Louis Vuitton fez muitos bloqueios antes de Cristal. Eles não queriam que tocássemos nessas marcas, eles não queriam que realmente nublássemos sua visão com esse negócio negro.

No momento, o hip-hop evoluiu para ser multicultural, mas é algo que tem sido o primeiro fator de abastecimento da economia negra desde o Black Wall Street. Então, do hip-hop, não era apenas a música que você começou a ver como o negócio evoluiu. Você viu o empreendedorismo com mentalidade empresarial entrar em filmes, esportes e o mundo geral do entretenimento. A cultura hip-hop alcançou todos os lugares e todos.

Qual a sua chave pessoal para a longevidade na cultura hip-hop e na indústria musical?

Eu diria que minha chave pessoal para a longevidade é que eu bebo muita água, eu trabalho muito. Eu ganhei muito dinheiro com o meu trabalho e permaneço negro. Mas, naquela ordem, Deus em primeiro lugar sempre. Esse é realmente o segredo do meu sucesso.

Você acha que os reppers ainda gostam de se ver em uma capa de revista?

Eu sei que estamos vivendo em uma era digital e todos estão consumindo seu conteúdo através de suas fotos e computadores, mas não é como estar em uma revista. Nada melhor que ir a casa da sua mãe e dizer: “Estou na capa desta revista”, e [dar] a sua mãe dessa revista. Nunca mudará. Assim como fazer TV ao vivo, ser capaz de fazer um show de prêmios e manter esse foco cintilante em você. É o que você trabalha quando você começa esse sonho quando ninguém acredita em você, para estar na capa da XXL. Tudo faz parte de ser um superstar do hip-hop

Você tem uma responsabilidade com o hip-hop?

Sim, definitivamente acho que tenho uma responsabilidade com o hip-hop. Eu acho que sempre senti isso. Eu sempre me movi com isso no meu coração e continuarei. Eu sinto que estou em 20% e tenho mais 80%, ou mais que isso. A energia e o amor são infindáveis.

A XXL tem responsabilidade no hip-hop?


Eu acho que todo mundo que toca o tecido da cultura hip-hop e realmente recebe luz, acho que todos nós temos uma responsabilidade. [Temos a responsabilidade] de construir o sistema econômico do hip-hop, olhar e cuidar do futuro, e não apenas ser sobre mim, eu e eu. Todos nós temos a responsabilidade de ir de si para nós. Essa é a bandeira que estou carregando agora. Estou realmente orgulhoso do que está acontecendo. Os artistas do hip-hop estão ganhando muito dinheiro com o que fizeram, estão em melhor posição, eles têm mais poder, liberdade mais criativa do que nunca. Eu sou apenas abençoado por continuar fazendo parte da cultura e também algo em que me orgulho é ser um líder nela. Você precisa estar pronto para ser um líder, para se inscrever. Eu não vim aqui para desempenhar um papel de coprotagonista. Eu vim aqui para ter um papel de liderança. Sim, é um trabalho em grupo, mas venho aqui para ser o Batman — esse é o papel que estou fazendo. Todo mundo volta à era do Batman. Eu sou Batman e há Super-homem, Mulher Maravilha, tudo isso e todos juntos.

Eu diria mais do Dark Knight, porque eu não sou como os outros Batmans. Estou mais para Bruce Wayne. Eu não quero que vocês confundam com o que é, mas você pode vê-lo e sentir isso.






Manancial: XXL Magazine

Sem comentários